quarta-feira, 11 de abril de 2007

Síndrome de Dandy-Walker ( por: Dr. Adilson Esquerdo Lopes )



"A Síndrome de Dandy-Walker é um conjunto de distúrbios resultantes do desenvolvimento anormal do cerebelo com mau desenvolvimento do quarto ventrículo. Os aspectos fundamentais incluem aumento do quarto ventrículo, atresia de forames de Luschka e Magendie (embora possam ser pérvios), agenesia ou hipoplasia do verme cerebelar e um grau variável de hidrocefalia. O aumento do quarto ventrículo é tão dramático que um gde cisto ocupa e expande a fossa posterior (cisto de Dandy-Walker). Esta anomalia é estabelecida no início do desenvolvimento do feto e freqüentemente pode ser detectada antes de 20 semanas. Embora as características desta malformação freqüentemente sejam "clássicas" e facilmente reconhecidas. seu diagnóstico diferencial de outras aberrações da fossa posterior é importante porque o prognóstico varia do normal a incapacidade acentuada dependendo da intensidade da malformação encefálica e da associação de anomalias fora do SNC. O principal diagnóstico diferencial quando se observa um gde cisto de fossa posterior é um cisto aracnóide. Um cisto aracnóide retrocerebelar é uma anormalidade menos comum e mais benigna que a síndrome DW, porque o encéfalo subjacente é normalmente formado. Esta lesão sempre gera um efeito expansivo, mas no lugar da massa cística que separa os hemisférios cerebelares, ela desloca estes hemisférios em bloco". Roy A. Filly, MD
Este texto foi extraído do Atlas de Ultra-sonografia Calen Adilson Esquerdo Lopes mailto:dr.adilson@uol.com.br?subject=Re:%20Síndrome%20de%20Dandy-Walker

11 comentários:

Unknown disse...

Só entrei pra dar uma olhada... e ver se está funcionando legal. Pelo visto está tudo OK...

Unknown disse...

Amei conhecer o Cesar e ver como ele é feliz e amado!Ele ama praia e vive rindo...gosta de tirar fotos!
Amei!!!!!!
A Hildinha é uma guerreira que ama demais seu filho e vive pra ele!Muito lindo de ver um amor tão grande assim!
Passando pra deixar tudo de bom e que Deus continue abençoando muito a vida de vocês em família!
Beijão.LÔ.

Erika disse...

è muito interessante, conhecer um pouco mais sobre essa Sindrome e saber tb que vcs fizeram um grande trabalho de divulgação e conhecimento, o Cesar tá de parabens principalmente por ter uma mãe como vc. bjca

Unknown disse...

Cesar vc é lindooooooo!
Sou uma mulher abençoada e também tenho um filho de 04 anos que tem a síndrome de Dandy Walker.
Fico feliz em poder ter esse canal de conhecimento e maior aprofundamento acerca desta síndrome.
Fiquem com Deus....
bjos.

Monica Andréa Arruda disse...

Olá Meu nome é Monica, tenho um sobrinho de 13 anos, e esta semana descobrimos (por causa de uma convulção) que ele é portador desta sindrome... Não sabemos quase nada a respeito, li muitos casos , mas sempre em bebes...ele não tem nenhum problema visível... Não sei se virá a ter... estamos totalmente perdidos... Seu blog está me ajudando... Muito muito obrigada....

Áurea Gameiro disse...

Obrigada e parabens por esta atitude de criar este blog. Trabalho em um CTI pediátrico e recentemente tive um paciente com esta síndrome, passei a pesquisar mais sobre ela e vejo quão importante é passar o maior numero de informaçoes aos pais pra que eles se sintam mais seguros e confiantes para seguir em frente. Mães como voce com certeza fazem toda a diferença para aquelas que estão iniciando a jornada.. Sua atitude é louvavel.
Deus abençoe e dê a vitoria a cada dia. Abraços.

Patrícia disse...

Olá, tenho 21 anos e tomo fenobarbital desde os 16. Há um tempo atrás fiz uma Ressonancia magnetica onde foi detectada essa síndrome, mas nunca tive nenhum sintoma...gostaria de saber muito mais a respeito disso...estou confusa em relação o que pode acontecer no futuro, já que antes nunca tive nada.
Seu filho é lindo!!!Parabéns pelo amor incondicional! beijos

katia disse...

meu filho e mais que especiel e um presentao do papai do ceu! teve dandy walker em grau menor mais esta muito bem ! so queria saber se no futuro vai ter algum problema se sente alguma dor? ele tem dois anos e ainda nao fala! obrigada!

Jocelia disse...

Eu sou professora e tenho um aluno com esta síndrome. Tenho procurado ler vários artigos sobre o assunto. No entanto, ainda tenho dúvidas em relação a aprendizagem. Poderia me ajudar?

Adriana Akemi Rastelli Ueda disse...

Eu tb sou mãe de uma criança especial (Guille, com Síndrome de Angelman) e sei bem o quanto de trabalho e preocupação estas nossas crianças nos dão. Mas vê-los felizes, rindo e nos dando este amor incondicional, a alegria que eles nos dão, supera todo o resto. Parabéns pelo excelente trabalho e pelo lindo filho que vc tem!
Bjs - Adriana

Roberta e Ana disse...

Oi minha filha é portadora dessa sindrome fique feliz de encontra um blog onde pode se trocar ideia sobre este assunto as vezes me sinto tão perdida, acho que só quem passa por isso é que pode ter ideia do que é! Muitas coisas morrem dentro de mim mas outras varias que jamais imaginei nascem para que eu possa lutar pela minha filha.
parabens pela luta!!!! nós temos um blog nos visite...

Cesar - Filho amado

Cesar - Filho amado